Últimas Postagens

16 de dezembro de 2016

Preconceito ou Síndrome do Vira Lata? Porque os brasileiros não gostam de nacional?



Preconceito ou Síndrome do Vira Lata? Porque os brasileiros não gostam de nacional?

Há uns dois anos atrás eu li um desabafo de uma jornalista Holandesa que veio morar no Brasil por seis meses, e nesse desabafo ela falava que o brasileiro não gosta do Brasil, que diminui tudo o que é daqui, tirando logicamente o Futebol que é a única bandeira que eles têm orgulho em levantar. Nesse mesmo texto e ela explicou todas as coisas boas que encontrou no Brasil, e que não existe lá fora. Além disso ela disse a seguinte frase:

“O brasileiro tem Síndrome do Vira-Lata, eles não se acham bons o suficiente, e tudo o que vem de fora é melhor”

E não é que tudo isso é verdade? Brasileiro tem o dom de achar que tudo o que vem da “gringa” é melhor, os filmes, os livros, as músicas. Ele se desfaz do próprio país, da própria origem e enaltece o que não nos pertence. O que é, uma pena, pois somos ricos em diversas coisas, temos coisas que a “gringa” queria ter, quer ver só?

- Somos o país com a maior Bacia Hidrográfica do Mundo, fica na Amazônia, em solo brasileiro.
- O pulmão no mundo, lugar com a maior riqueza natural encontra-se na Amazônia, em solo brasileiro.
- Sediamos todos os anos um dos maiores espetáculos do mundo: O carnaval, e embora muitos critiquem, continua sendo uma das maiores comemorações do mundo, e as “gringa” faz fila no avião pra vir ver.
- O Rio de Janeiro é tombado patrimônio Cultural da Humanidade, e o povo lá de fora vem só pra conhecer.
- Nossa música é muito premiada lá fora, além de filmes. Amores, Oscar é só para filme Estadunidense, o maiores Prêmios de TV, Cinema, Radio e Música, tá cheio de brasileiros concorrendo. Atores e Atrizes indicados e com prêmios vindo Diretamente do Emmy, maior prêmio da TV Mundial.
- As Agências Publicitárias Brasileiras são as mais premiadas do mundo.

O Brasil tem muita coisa boa, e embora estejamos em meio a uma das maiores crises Política e de Corrupção da História desse País, nós continuamos aqui, não é?

Mas, entrando no assunto principal do artigo, tem muito leitor brasileiro que não lê o que é daqui. As justificativas? Tem várias, mas a pior de todas é: “não leio nacional, porque é tudo uma porcaria” eu fico chocada! Chocada mesmo! Além de termos grandes nomes de Literatura Clássica Brasileira, que são referências mundiais, temos diversos autores e autoras nacionais contemporâneos que são extremamente talentosos!

O problema não está em todo mundo achar que o que vem de fora é melhor, o problema está, também, nas grandes editoras que investem e publicam somente o que vem de outros países, principalmente dos EUA. Estórias que em sua grande maioria tem 90% de enredo repetido, muitas vezes, uns são cópias de outros. Outros sinceramente são horríveis, e onde estão? Na vitrine de grandes livrarias tirando o lugar do Autor Nacional que tem uma estória digna de filme!

Além da falta de incentivo das editoras e até do governo, muitos livros são engavetados pelo próprio autor. Você aí que tanto critica o trabalho de nossos conterrâneos, sabe as dificuldades diárias que enfrentamos? Você nunca se dignou a ler um livro de uma autora nacional, você apenas tem em sua cabeça que tudo o que é daqui é ruim, você acha que o brasileiro não tem capacidade de fazer nada descente?

O Autor nacional é tão, ou mais talentoso do quem vem de fora, mas você prefere seguir a cartilha do que impõe a você, e não arriscar e descobrir muitos talentos que temos aqui. É muito, muito triste que nosso próprio povo não acredite na gente. É triste que não exista uma leia que proteja o autor nacional e obrigue a editoras a investir no que é daqui, no que é patrimônio nosso, de todos nós. Se um autor fica famoso mundialmente, ele não leva só o nome dele para fora, ele leva o nome do nosso país, assim como fez Paulo Coelho, Mário Quintana, Lygia Fagundes Telles.

Apenas pare. Pare com seu preconceito bobo, acredite que nosso povo também é capaz, que temos grandes talentos e que precisamos investir neles

Logo aqui deixo uma lista de Autores Nacionais para você ler.

Nanah Zoti – autora de Romance/Fantasia, autora de Maya e Diana da trilogia Prometida, atualmente postadas no Wattpad.
M. Valcan – autora de O Casamento Secreto da Princesa e My Princess, atualmente postadas no Wattpad.
Bianca Briones – autora da série Batidas Perdida e do Livro Como se Fosse Magia.
Cristina Valori – autora de Escolhas e Se eu te perder.
Evy Maciel – Autora da série “Homens que Amamos”
Mai Passos G – eu mesma, autora de Sofia.
Geyse Ribeiro – Autora de Amor às Escuras.

Milla Wander – autora de Diário de um Cumplice.

Um comentário:

  1. Disse tudo e mais um pouco! Amei o artigo, e estou besta por estar na sua lista de recomendações! Muito obrigada pelo carinho e que esse artigo sirva para que mais e mais pessoas deem uma chance pra nova onda de histórias nacionais!

    Beijos da Nanáh!
    - http://nanahzotirecomenda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir